Pesquisas realizadas com adolescentes mostram que os itens que eles almejam são vaidade e consumo em primeiro e segundo lugares. Os jovens estão muito preocupados com a sua aparência física levando ao consumo excessivo de produtos estéticos e cirurgias reparadoras. São mostrados dados que revelam que o adolescente brasileiro consome mais cirurgias plásticas do que os americanos na mesma faixa etária. Esta busca incessante da beleza é causada pela influência da mídia que mostra padrões estéticos cada vez mais impossíveis de serem alcançados naturalmente, o que leva a um apelo artificial, financeiramente caro e muitas vezes prejudicial a saúde. Modelos supermagras e com formas impecáveis são os padrões mais visados pelas adolescentes atuais, mostradas em capas de revistas, nas passarelas, televisão e em matérias de destaque nos jornais de maior circulação.O consumo de produtos que favorecem a beleza também está ocupando um lugar de destaque entre os adolescentes. Manter a aparência bela e fazer correções com cosméticos e maquiagens se faz necessário, pelo fato de estarem numa cultura em que as pessoas com boa apresentação, mais bonitas e mais cuidadas garantes as melhores oportunidades se estiverem em uma competição. O mundo está cada vez mais competitivo e que consegue as melhores vagas no mercado de trabalho são aqueles que tiverem a melhor aparência física.
Os pais também são responsáveis por seus filhos se tornarem consumistas de beleza e moda. Desde a infância fazem seus filhos tornarem-se competitivos através da compra das roupas de marca e mais bonitinhas. Educam seus filhos para a disputa que já foi comentada anteriormente, aqueles que estiverem mais preparados em sua aparência ganham as melhores oportunidades. Vendo a nossa sociedade como está no momento isto não deixa de ser verdadeiro, visto que cada vez mais as pessoas competem para serem umas melhores do que as outras.
Há uma comparação sobre as meninas e os meninos adolescentes, quem consome mais beleza, e uma surpresa, o sexo masculino está se comparando ao feminino na compra de beleza, tanto em produtos estéticos, serviços em centros de beleza e também realizam cirurgias reparadoras
Nenhum comentário:
Postar um comentário